Objectivo: Identificar as marcas identitárias da adolescência em sites sociais de jovens.
Competências: Analisar e interpretar a perspectiva juvenil acerca da utilização social dos media digitais.
O que fazer?
1º) Constituição livre de grupos (máximo de 4 elementos por grupo);
2º) Construção conjunta de um guião de entrevista sobre a utilização social dos media digitais (msn, blogues, redes sociais, etc.), procurando explorar a perspectiva dos jovens sobre as grandes questões que habitualmente se colocam sobre esta utilização, até ao dia 20 de Maio;
3º) Entrevistas a 2/3 jovens, com idade compreendidas entre os 11 e os 17 anos (prim@s, sobrinh@s, alun@s, ou simplesmente desconhecid@s); análise e interpretação dos conteúdos das entrevistas (suportada por excertos das entrevistas) com apresentação de um pequeno texto de conclusões (4/5 pág.);
4º) Disponibilização no Fórum A4, até ao dia 06 de Junho, do produto do trabalho de grupo;
4º) Discussão conjunta no Fórum A4 das análises realizadas, entre os dias 07 e 19 de Junho.
Temas
Tema 1
Tema 2
Tema 3
Tema 4
Tema 5
Tema 6
Resumos:
Tema 1
(Meu grupo)
Resumo:
Os_Adolescentes_e_as_novas_tecnologias.pdf
Tema 2
http://www.wix.com/cfcarvalho/mds-txt2
Tema 3
Constituição do Grupo
http://www.paulopes.com/MDS1.htm
Tema 4
Tema 5
Actividades Sociais e Desenvolvimento da Identidade nos Jovens
Tema 6
http://www.smf.pt/vanda/site_mds/
Comentário pessoal
que faz com que o jovem parta em busca de identificações, encontrando outros
“iguais” e formando os seus grupos. Daí que o uso interactivo das novas
tecnologias possa servir como modelo para os processos de identidade.
Nas redes sociais em que os adolescentes participam vêem as suas
identidades emergirem mas também sofrer metamorfose pela interacção social,
influenciados pela imagem, linguagem,…
As novas tecnologias têm agora máxima influência na construção da
identidade, como se denota no texto. Porém, como também é referido, muitos
jovens continuam a efectuar o seu desenvolvimento na interacção in loco com
os seus pares.
Recursos Complementares
Sem comentários:
Enviar um comentário