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sábado, 8 de maio de 2010

MEDIA DIGITAIS E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL

Objectivo: Identificar as marcas identitárias da adolescência em sites sociais de jovens.

Competências: Analisar e interpretar a perspectiva juvenil acerca da utilização social dos media digitais.

O que fazer?

1º) Constituição livre de grupos (máximo de 4 elementos por grupo);

2º) Construção conjunta de um guião de entrevista sobre a utilização social dos media digitais (msn, blogues, redes sociais, etc.), procurando explorar a perspectiva dos jovens sobre as grandes questões que habitualmente se colocam sobre esta utilização, até ao dia 20 de Maio;

3º) Entrevistas a 2/3 jovens, com idade compreendidas entre os 11 e os 17 anos (prim@s, sobrinh@s, alun@s, ou simplesmente desconhecid@s); análise e interpretação dos conteúdos das entrevistas (suportada por excertos das entrevistas) com apresentação de um pequeno texto de conclusões (4/5 pág.);

4º) Disponibilização no Fórum A4, até ao dia 06 de Junho, do produto do trabalho de grupo;

4º) Discussão conjunta no Fórum A4 das análises realizadas, entre os dias 07 e 19 de Junho.

Temas

Tema 1

Weber, S.; Mitchell, C. (2008). Imaging, Keyboarding, and Posting Identities: Young People and New Media Technologies. In Youth, Identity, and Digital Media: 25-47.

Tema 2

Stern, S. (2008). Producing Sites, Exploring Identities: Youth Online Authorship. In Youth, Identity, and Digital Media: 95-117.

Tema 3

Boyd, D. (2008). Why Youth ♥ Social Network Sites: The Role of Networked Publics in Teenage Social Life. In Youth, Identity, and Digital Media: 119-142.


Tema 4

Stald, G. (2008). Mobile Identity: Youth, Identity, and Mobile Communication Media. In Youth, Identity, and Digital Media: 143-164.

Tema 5

Goldman, S.; Booker, A., & McDermott, M. (2008). Mixing the Digital, Social, and Cultural: Learning, Identity, and Agency in Youth Participation. In Youth, Identity, and Digital Media: 185-206.

Tema 6

Yardi, S. (2008). Whispers in the Classroom. In Digital Youth, Inovation, and the Unexpected: 143-164.

Resumos:

Tema 1

(Meu grupo)

Resumo:

Os_Adolescentes_e_as_novas_tecnologias.pdf


Tema 2


http://www.wix.com/cfcarvalho/mds-txt2

Tema 3

Constituição do Grupo

http://www.paulopes.com/MDS1.htm

Tema 4


Tema 5

Actividades Sociais e Desenvolvimento da Identidade nos Jovens


Tema 6

http://www.smf.pt/vanda/site_mds/


Comentário pessoal

Os diferentes textos fornecidos diziam respeito ao desenvolvimento da identidade nos jovens e o papel que as novas tecnologias têm neste processo.
Este tema é bastante actual. Em Portugal, como no restante mundo ocidental, tem-se verificado uma significativa alteração no modo como as pessoas comunicam. Assiste-se ao abandono do método tradicional de comunicação (envio de correspondência) e, paralelamente, a uma crescente utilização de novos métodos, como por exemplo, as mensagens curtas de texto, enviadas através de telemóveis. Entre 2002 e 2006 o envio deste tipo de mensagens cresceu mais de 500% e nos últimos anos (entre 2005 e 2006) o crescimento foi na ordem dos 100%.
Os estudos mostram que, em Portugal, o número de adolescentes e de pré-adolescentes que possuem telemóvel aproxima-se dos 100%.
Neste contexto, percebe-se a importância das comunicações móveis e dos telemóveis para a vida dos jovens e antevê-se a sua intervenção na socialização e na construção de identidade destes.
É esta crise e, a consequente confusão de identidade
que faz com que o jovem parta em busca de identificações, encontrando outros
“iguais” e formando os seus grupos. Daí que o uso interactivo das novas
tecnologias possa servir como modelo para os processos de identidade.
Nas redes sociais em que os adolescentes participam vêem as suas
identidades emergirem mas também sofrer metamorfose pela interacção social,
influenciados pela imagem, linguagem,…
As novas tecnologias têm agora máxima influência na construção da
identidade, como se denota no texto. Porém, como também é referido, muitos
jovens continuam a efectuar o seu desenvolvimento na interacção in loco com
os seus pares.

Recursos Complementares

a mobilidade dos jovens.


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